25 a 28 de agosto de 2026 – 3ª a 6ª das 13h às 20h

25 a 28/AGO/2026

Expoville – Joinville – SC

Abertura da Interplast reúne autoridades, representantes de entidades e profissionais do segmento

feira
Abertura da Feira Interplast

A Interplast 2024 – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico, foi aberta hoje (13), com a presença de autoridades, representantes de entidades e profissionais do segmento. Considerada uma das principais feiras da indústria de transformação do plástico do Brasi e a maior de Santa Catarina, a Interplast ocupa 100% da área útil dos três pavilhões da Expoville, abrangendo 25 mil m² de de exposição. Essa edição recebeu um incremento de 60% em número de expositores, em relação a edição anterior, chegando a 400 expositores e mil marcas vindas de oito países: Alemanha, Áustria, Brasil, China, Dubai, Itália, Taiwan e Uruguai.

No evento de abertura o diretor da Messe Brasil, Richard Spitandelli, destacou o crescimento do evento e o impacto positivo que a Interplast traz para a indústria da região. ”A feira é uma oportunidade de renovação tecnológica para os parques fabris e de conhecimento técnico para os profissionais. Joinville recebe o que tem de mais inovador em tecnologia para a indústria de transformação do plástico existente no mercado mundial”, destaca.

Em sua fala o presidente do SIMPESC – Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de SC, citou a economia circular e a sustentabilidade como temas relevantes na feira e nos espaços de conhecimento. “Esse é um tema que vem ganhando cada vez mais evidência na indústria por meio de novas tecnologias para reutilização do plástico. A feira também direciona esse tema ao público visitante orientando sobre importância de contribuir com a separação e descarte adequado dos materiais”, acrescenta.

Paulo Teixeira, presidente Executivo da Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico, falou das diretrizes para o futuro da indústria de transformação do plástico que será direcionado pela economia circular, tratamento para plásticos de uso único, redução de pesos e camadas e mudanças no padrão de cores. “Ninguém muda um modelo de negócios sozinho, por isso a Interplast com seus debates técnicos e encontro dos líderes do setor tem um papel fundamental para contribuir com as diretrizes futuras do segmento”, acrescenta.

Gino Pulucci, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos destacou a importância da região sul e de Joinville como polo de tecnologia para a indústria de transformação do plástico, com seus exemplos para a economia circular. “O incentivo a economia circular cria um ecossistema sustentável amplo, que contribui com a geração de renda e a qualidade de vida”, comenta.

Marco Goetten, gerente executivo da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, comentou os investimentos da instituição para a tecnologia 4.0, desenvolvimento do capital humano e a atração de jovens para trabalhar na indústria. “Por meio dos concursos Mestres do CNC e Mestres da Injetora queremos dar luz a bons técnicos para atrair a atenção dos jovens para a indústria”, revelou. Citou ainda, outras inovações que estão sendo programadas em parceria com o poder público para investimentos em cursos profissionalizantes.

O secretário de Desenvolvimento e Inovação de Joinville, William Echer, agradeceu a organização por marte o evento em Joinville e destacou o potencial econômico de Joinville. ”Nossa cidade cresce a dois dígitos bem acima do PIB do Brasil e de Santa Catarina e temos uma economia ativa que só cresce”, comemora.

 

PROGRAMAÇÃO DE QUARTA-FEIRA 14/08

 

ABERTURA DO CINTEC PLÁSTICOS

O CINTEC – Congresso de Inovação e Tecnologia que acontece nos dias 14 e 15 de agosto, na Interplast, será promovido pelo Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia em Santa Catarina. A programação abre nesta quarta-feira (14), às 19 horas, para convidados. No dia 15 haverá palestras sobre bioeconomia, descarbonização, economia circular, eficiência operacional e produtos sustentáveis.

 

RODADA DE NEGÓCIOS

Realizada no segundo dia do evento (14), durante todo o dia, a Rodada de Negócios é um espaço consolidado na Interplast e reúne compradores e fornecedores em mesas de negociação, com dezenas de reuniões individuais em um único dia, focadas em demandas e ofertas de soluções. Entre os confirmados estão empresas de segmentos como Automotivo, Embalagens e Construção Civil. Na edição anterior, foram realizadas 586 reuniões de negócios.

 

WORKSHOPS DE EXPOSITORES

14/08 – quarta-feira

14:00 – KARINA INDÚSTRIA – Flexibilidade Somada a Tendências, Inovação, Cores e Sustentabilidade – Sala Margarida n° 12

14:00 – ACTIVAS – actcycle: Soluções Sustentáveis para a Cadeia do Plástico – Sala Acácia n° 13

15:00 – EIXO SNETOR – O segredo da PA66 de alta performance: Estratégia da parceria Ascend e Eixo Snetor Brasil para o Mercado Automotivo – Sala Acácia n° 13

15:00 – DOSICOLOR – Tecnologia e Inovação em Dispersões Líquidas de Cores e Aditivos – Sala Margarida n° 12

16:00 – DRAG’EAU – Tratamento de Água Industrial, sem uso de Produtos Químicos – Sala Margarida n° 12

16:00 – TALKPLAST – Como o Digital e a IA está Revolucionando o Mundo do Plástico – Sala Acácia n° 13

17:00 – DASP PACK – Tecnologias para Detecção e Separação de Metais nas Indústrias de Plásticos – Sala Margarida n° 12

17:00 – PETROPOL – Produção de Compostos de Alto Desempenho Baseados em Resíduos Têxteis de Poliamida Através da Tecnologia de UPCycling – Sala Acácia n° 13

18:00 – RAPOSO – Plásticos Reciclados PCR de Alto Desempenho e seu Papel Sócio-Ambiental – Sala Margarida n° 12

18:00 – ENGEL – Soluções Digitais e suas Ferramentas Tecnológicas que Ajudam a Melhorar os Processos de Negócios e Aprimorar a Eficiência Operacional de uma Empresa – Sala Acácia n° 13

19:00 – ECO VENTURES – Soluções de Bioassimilação: Mitigando os Efeitos Nocivos dos Plásticos na Natureza – Sala Margarida n° 12

19:00 – ROSCAN – Geometria de Roscas: Estratégias de Engenharia Aplicadas em Extrusão e Injeção – Sala Acácia n° 13

 

FÓRUM DE ECONOMIA CIRCULAR

O Fórum de Economia Circular, reconhecido nacionalmente por sua contribuição para o avanço de práticas sustentáveis, será realizado nos dias 14 e 15 de agosto, a partir das 14 horas. O encontro é voltado a profissionais, acadêmicos e líderes de pensamento comprometidos com o futuro sustentável da região Sul e do país. As temáticas são voltaadas ao ciclo de vida do plástico, economia circular, reciclagem, sustentabilidade e ESG, créditos de carbono, entre outros aspectos. A programação completa está disponível na página do Fórum.

 

LANÇAMENTO DO LIVRO “O PARADOXO DOS PLÁSTICOS”

O Sinplast-RS (Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul) lança, em agosto, a edição impressa e traduzida para o português do livro “O Paradoxo dos Plásticos – Fatos para um Futuro Melhor”, de autoria de Chris DeArmitt. Serão impressas 5 mil unidades da obra, que será distribuída gratuitamente em instituições de ensino, entidades, eventos e poder público.

O Sindicato gaúcho obteve autorização do autor para disseminar a obra no Brasil. O Paradoxo dos Plásticos é o primeiro e único livro a revelar a ciência envolvida em todos os aspectos relacionados aos plásticos e o meio ambiente. O livro desfaz os mitos nos quais o público acredita hoje em dia. DeArmitt apresenta dados, fatos, estudos mundiais e mais de 400 artigos científicos com análises sobre a utilização do plástico. O lançamento oficial do livro acontece durante o 3º Fórum de Economia Circular, nos dias 14 e 15 de agosto, em Joinville (SC).

 

CONCURSO MESTRE DO CNC E MESTRE DA INJETORA

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) levará uma novidade à Interplast. Em conjunto com os organizadores da feira e empresas parceiras, a FIESC está promovendo o concurso Mestres do CNC e Mestres da Injetora. A competição segue o modelo WorldSkills Competition, torneio internacional de educação profissional que envolve estudantes de profissões técnicas de todo o planeta.

A iniciativa deve reunir trabalhadores da indústria, estudantes de cursos de qualificação, técnicos e superiores, assim como entusiastas e profissionais independentes que desejarem demonstrar suas habilidades na operação de máquinas CNC de fresagem e injetoras de polímeros. As provas são realizadas durante os quatro dias da Interplast, na Expoville, em Joinville.

Compartilhe essa notícia:

Notícias relacionadas:

A Interplast 2026, uma das maiores feiras do setor de plásticos da América Latina, será palco de uma das ações socioambientais mais importantes já realizadas dentro de um grande evento do setor. Em um gesto de compromisso com a educação [...]

A Interplast – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico, realizada de 25 a 28 de agosto de 2026, vai ampliar sua relevância como principal plataforma de conteúdo e negócios da indústria do plástico no Brasil. Pela primeira [...]

13 a 16 de agosto de 2024

3ª a 6ª das 13h às 20h

Expoville – Joinville – SC