25 a 28 de agosto de 2026 – 3ª a 6ª das 13h às 20h

25 a 28/AGO/2026

Expoville – Joinville – SC

Espaço Recicla Plástico evidenciará a economia circular na prática

economia-circular
Espaço Recicla Plástico evidenciará a economia circular na prática

Em mais uma edição da Interplast, – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico – que será realizada de 13 e 16 de agosto, na Expoville, em Joinville (SC), a Termotécnica realiza o Espaço Recicla Plástico apresentando como a economia circular acontece na prática com o envolvimento de diversos elos da cadeia do plástico. Em uma parceria com entidades do setor, o Espaço Recicla Plástico tem patrocínio da CNRPLAS – Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos da ABIPLAST- Associação Brasileira da Indústria do Plástico. Conta ainda com o apoio do Movimento Plástico Transforma, do Projeto Isopor Amigo, da Messe Brasil, promotora da Interplast, e do SIMPESC – Sindicato da Indústria do Material Plástico de Santa Catarina.

Ao destacar a economia circular na prática, o objetivo do Espaço Recicla Plástico é demonstrar como ocorre todo o processo desde a coleta das embalagens e outros tipos de produtos fabricados em plásticos no pós-consumo, sua transformação em matéria-prima de origem reciclada, até a consolidação em novos produtos. O público da Interplast 2024 também receberá informações de conscientização sobre como contribuir fazendo a separação e descarte correto destes materiais.

“Todos nós, como sociedade, temos que ser conscientes de que uma vez que um material, produto ou embalagem seja utilizado, temos a responsabilidade individual por sua correta destinação. Para isso é preciso também que os agentes públicos e privados ofereçam condições de fácil acesso ao descarte destes materiais recicláveis à população, condomínios e empreendimentos, com um amplo e conectado sistema de gestão de resíduos nas cidades. A Interplast é uma grande vitrine para conscientizar e ampliar essa cadeia positiva da reciclagem e economia circular”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, empresário do setor plástico, que há mais de duas décadas vem sendo um promotor da causa da logística reversa, da reciclagem e da economia circular.
Como o Programa Reciclar EPS da Termotécnica se insere neste cenário

Antecipando-se à PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Termotécnica vem fazendo um trabalho em várias frentes e de forma consistente, para que a reciclagem do EPS seja viável e efetiva. E acredita que tem contribuído para uma mudança positiva neste cenário. No mais recente levantamento PICPlast, realizado anualmente desde 2018 pela MaxiQuim, em 2022 foram reciclados 33,8% do EPS utilizado no país. Entre os diversos tipos de plásticos, o índice de reciclagem de EPS pós-consumo só perde para o de PET, que é de 53,6%.

Desde 2007 a Termotécnica vem sendo reconhecida no Brasil e no mundo pela contribuição para dar nova vida às embalagens pós-consumo de EPS. Neste período, a empresa coletou e reciclou aproximadamente 48 milhões de quilos de EPS de embalagens pós-consumo – o que equivale a uma área de mais de 10 Maracanãs. Para ampliar o volume de captação do material a ser reciclado, a Termotécnica vem buscando expandir a cobertura do programa no país. Conta com uma rede de parceiros como cooperativas e associações de recicladores, gerenciadores de resíduos, prefeituras, shopping centers e instalações prisionais, de forma a reforçar a conscientização para a economia circular e a destinação correta, reciclagem e reintrodução do EPS pós-consumo e pós-indústria.

 

ECONOMIA CIRCULAR: PARCERIAS PARA RECICLAGEM DAS EMBALAGENS PÓS-CONSUMO

● Cooperativas de recicladores: A Termotécnica tem um programa junto às cooperativas de recicladores com objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento, valorizar e reconhecer o trabalho desses importantes parceiros para captação das embalagens de EPS. Com isso, a Termotécnica vem transformando um material antes rejeitado nas coletas seletivas em um insumo valorizado no mercado e contribuindo para a inclusão sócio-produtiva de famílias que vivem desta cadeia de reciclagem. Confira mais sobre o trabalho de economia circular da Termotécnica com as cooperativas em https://www.instagram.com/p/Cz84r7_LLnr/.

● Shoppings Centers: Uma dessas parcerias é com a empresa de gestão ambiental Andrade Paulista, responsável pelo gerenciamento de resíduos de 54 shoppings em todo o Brasil. Atualmente a Andrade Paulista já direciona para as unidades da Termotécnica em Manaus (AM), Rio Claro (SP), e São José dos Pinhais (PR), as embalagens pós-consumo provenientes de praças de alimentação e de lojas de shoppings, contribuindo com a economia circular.

● Presídios: Na parceria com o Sistema Prisional do Estado de Sergipe, a Termotécnica já realizou a coleta e reciclagem de mais de 12 toneladas de bandejas de marmitas usadas nas refeições dos detentos. A Termotécnica não fabrica esses tipos de bandejas descartáveis cujo material usado é o XPS (poliestireno extrudado), porém como domina o processo de reciclagem do EPS, busca contribuir com a economia circular destes materiais e reintrodução nas cadeias produtivas. Para estarem aptas à destinação para a reciclagem, as bandejas das marmitas não podem ter resíduos de alimentos, esse processo de limpeza é feito pelos próprios detentos.

● Condomínios: A Termotécnica desenvolveu o Programa Condomínio Sustentável tendo como slogan “Cidadão responsável mora em condomínio sustentável”. Iniciando por Joinville como a cidade-piloto do programa, a Termotécnica apresenta soluções aos condomínios residenciais, industriais e comerciais para implementação de um sistema de educação, orientação e auxílio referente ao descarte de resíduos recicláveis. Em parceria com a Domus Condomínios, cerca de 200 condomínios de Joinville e região já foram impactados por esta iniciativa de economia circular. A partir destes resultados do projeto piloto, a Termotécnica pretende ampliar a iniciativa para outras cidades e estados. Confira mais detalhes em https://www.youtube.com/watch?v=vvdOKdIKCEg

 

NOVA VIDA PARA EMBALAGEM DE EPS DESCARTADA

A abordagem ambiental da Termotécnica traz a economia circular na prática, incluindo uma visão integrada desde a concepção de produtos e eficiência operacional, passando por logística reversa e reciclagem e chegando a novas cadeias produtivas, fechando o ciclo da economia circular. Pensando na logística como um todo, dar uma nova vida às embalagens pós-consumo, transformando-as em produtos nobres, atende à demanda da sociedade por uma atuação responsável das empresas em termos de sustentabilidade. Desta forma, a captação e transformação pela Termotécnica de cerca de um terço de todo o volume de EPS pós-consumo do país atende fortemente às expectativas da população e é um diferencial competitivo junto aos clientes e ao mercado evidenciando a economia circular.

A tecnologia para o processamento químico do EPS em escala industrial no Brasil é inédita, sendo realizada de forma pioneira pela Termotécnica. Nas unidades de reciclagem da companhia, esse material pós-consumo é processado e transformado em matéria-prima (após reciclado, o EPS transforma-se em plástico PS – Poliestireno), contribuindo com a economia circular. Comercializada com a marca Repor, a Termotécnica fornece matéria-prima reciclada para fabricantes de produtos plásticos, como carretéis para esparadrapo, peças técnicas para eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, rodapés, molduras entre outros.
*isopor é uma marca registrada de empresa terceira

● A CNRPLAS criada pela ABIPLAST em 2012 reúne recicladores de material plástico de todo o Brasil debatendo temas e questões pertinentes às realidades da esfera de atuação do setor. Sigam-nos nas redes sociais @cnrplas.abiplast
● O Programa Isopor Amigo tem como objetivo a sensibilização e o engajamento da sociedade no descarte correto de isopor pós-consumo. Aproveite e entre nessa conosco: @isoporamigo
● O Movimento Plástico Transforma é uma iniciativa do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, criado a partir da parceria entre a Braskem – maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico.

Para mais informações sobre a CNRPLAS e o Programa Isopor Amigo envie um e-mail para carla@abiplast.org.br e saiba como contribuir com a economia circular.

Compartilhe essa notícia:

Notícias relacionadas:

A Interplast 2026, uma das maiores feiras do setor de plásticos da América Latina, será palco de uma das ações socioambientais mais importantes já realizadas dentro de um grande evento do setor. Em um gesto de compromisso com a educação [...]

A Interplast – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico, realizada de 25 a 28 de agosto de 2026, vai ampliar sua relevância como principal plataforma de conteúdo e negócios da indústria do plástico no Brasil. Pela primeira [...]

13 a 16 de agosto de 2024

3ª a 6ª das 13h às 20h

Expoville – Joinville – SC