A Interplast 2024 – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico, foi aberta hoje (13), com a presença de autoridades, representantes de entidades e profissionais do segmento. Considerada uma das principais feiras da indústria de transformação do plástico do Brasi e a maior de Santa Catarina, a Interplast ocupa 100% da área útil dos três pavilhões da Expoville, abrangendo 25 mil m² de de exposição. Essa edição recebeu um incremento de 60% em número de expositores, em relação a edição anterior, chegando a 400 expositores e mil marcas vindas de oito países: Alemanha, Áustria, Brasil, China, Dubai, Itália, Taiwan e Uruguai.
No evento de abertura o diretor da Messe Brasil, Richard Spitandelli, destacou o crescimento do evento e o impacto positivo que a Interplast traz para a indústria da região. ”A feira é uma oportunidade de renovação tecnológica para os parques fabris e de conhecimento técnico para os profissionais. Joinville recebe o que tem de mais inovador em tecnologia para a indústria de transformação do plástico existente no mercado mundial”, destaca.
Em sua fala o presidente do SIMPESC – Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de SC, citou a economia circular e a sustentabilidade como temas relevantes na feira e nos espaços de conhecimento. “Esse é um tema que vem ganhando cada vez mais evidência na indústria por meio de novas tecnologias para reutilização do plástico. A feira também direciona esse tema ao público visitante orientando sobre importância de contribuir com a separação e descarte adequado dos materiais”, acrescenta.
Paulo Teixeira, presidente Executivo da Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico, falou das diretrizes para o futuro da indústria de transformação do plástico que será direcionado pela economia circular, tratamento para plásticos de uso único, redução de pesos e camadas e mudanças no padrão de cores. “Ninguém muda um modelo de negócios sozinho, por isso a Interplast com seus debates técnicos e encontro dos líderes do setor tem um papel fundamental para contribuir com as diretrizes futuras do segmento”, acrescenta.
Gino Pulucci, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos destacou a importância da região sul e de Joinville como polo de tecnologia para a indústria de transformação do plástico, com seus exemplos para a economia circular. “O incentivo a economia circular cria um ecossistema sustentável amplo, que contribui com a geração de renda e a qualidade de vida”, comenta.
Marco Goetten, gerente executivo da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, comentou os investimentos da instituição para a tecnologia 4.0, desenvolvimento do capital humano e a atração de jovens para trabalhar na indústria. “Por meio dos concursos Mestres do CNC e Mestres da Injetora queremos dar luz a bons técnicos para atrair a atenção dos jovens para a indústria”, revelou. Citou ainda, outras inovações que estão sendo programadas em parceria com o poder público para investimentos em cursos profissionalizantes.
O secretário de Desenvolvimento e Inovação de Joinville, William Echer, agradeceu a organização por marte o evento em Joinville e destacou o potencial econômico de Joinville. ”Nossa cidade cresce a dois dígitos bem acima do PIB do Brasil e de Santa Catarina e temos uma economia ativa que só cresce”, comemora.
PROGRAMAÇÃO DE QUARTA-FEIRA 14/08
ABERTURA DO CINTEC PLÁSTICOS
O CINTEC – Congresso de Inovação e Tecnologia que acontece nos dias 14 e 15 de agosto, na Interplast, será promovido pelo Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia em Santa Catarina. A programação abre nesta quarta-feira (14), às 19 horas, para convidados. No dia 15 haverá palestras sobre bioeconomia, descarbonização, economia circular, eficiência operacional e produtos sustentáveis.
RODADA DE NEGÓCIOS
Realizada no segundo dia do evento (14), durante todo o dia, a Rodada de Negócios é um espaço consolidado na Interplast e reúne compradores e fornecedores em mesas de negociação, com dezenas de reuniões individuais em um único dia, focadas em demandas e ofertas de soluções. Entre os confirmados estão empresas de segmentos como Automotivo, Embalagens e Construção Civil. Na edição anterior, foram realizadas 586 reuniões de negócios.
WORKSHOPS DE EXPOSITORES
14/08 – quarta-feira
14:00 – KARINA INDÚSTRIA – Flexibilidade Somada a Tendências, Inovação, Cores e Sustentabilidade – Sala Margarida n° 12
14:00 – ACTIVAS – actcycle: Soluções Sustentáveis para a Cadeia do Plástico – Sala Acácia n° 13
15:00 – EIXO SNETOR – O segredo da PA66 de alta performance: Estratégia da parceria Ascend e Eixo Snetor Brasil para o Mercado Automotivo – Sala Acácia n° 13
15:00 – DOSICOLOR – Tecnologia e Inovação em Dispersões Líquidas de Cores e Aditivos – Sala Margarida n° 12
16:00 – DRAG’EAU – Tratamento de Água Industrial, sem uso de Produtos Químicos – Sala Margarida n° 12
16:00 – TALKPLAST – Como o Digital e a IA está Revolucionando o Mundo do Plástico – Sala Acácia n° 13
17:00 – DASP PACK – Tecnologias para Detecção e Separação de Metais nas Indústrias de Plásticos – Sala Margarida n° 12
17:00 – PETROPOL – Produção de Compostos de Alto Desempenho Baseados em Resíduos Têxteis de Poliamida Através da Tecnologia de UPCycling – Sala Acácia n° 13
18:00 – RAPOSO – Plásticos Reciclados PCR de Alto Desempenho e seu Papel Sócio-Ambiental – Sala Margarida n° 12
18:00 – ENGEL – Soluções Digitais e suas Ferramentas Tecnológicas que Ajudam a Melhorar os Processos de Negócios e Aprimorar a Eficiência Operacional de uma Empresa – Sala Acácia n° 13
19:00 – ECO VENTURES – Soluções de Bioassimilação: Mitigando os Efeitos Nocivos dos Plásticos na Natureza – Sala Margarida n° 12
19:00 – ROSCAN – Geometria de Roscas: Estratégias de Engenharia Aplicadas em Extrusão e Injeção – Sala Acácia n° 13
FÓRUM DE ECONOMIA CIRCULAR
O Fórum de Economia Circular, reconhecido nacionalmente por sua contribuição para o avanço de práticas sustentáveis, será realizado nos dias 14 e 15 de agosto, a partir das 14 horas. O encontro é voltado a profissionais, acadêmicos e líderes de pensamento comprometidos com o futuro sustentável da região Sul e do país. As temáticas são voltaadas ao ciclo de vida do plástico, economia circular, reciclagem, sustentabilidade e ESG, créditos de carbono, entre outros aspectos. A programação completa está disponível na página do Fórum.
LANÇAMENTO DO LIVRO “O PARADOXO DOS PLÁSTICOS”
O Sinplast-RS (Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul) lança, em agosto, a edição impressa e traduzida para o português do livro “O Paradoxo dos Plásticos – Fatos para um Futuro Melhor”, de autoria de Chris DeArmitt. Serão impressas 5 mil unidades da obra, que será distribuída gratuitamente em instituições de ensino, entidades, eventos e poder público.
O Sindicato gaúcho obteve autorização do autor para disseminar a obra no Brasil. O Paradoxo dos Plásticos é o primeiro e único livro a revelar a ciência envolvida em todos os aspectos relacionados aos plásticos e o meio ambiente. O livro desfaz os mitos nos quais o público acredita hoje em dia. DeArmitt apresenta dados, fatos, estudos mundiais e mais de 400 artigos científicos com análises sobre a utilização do plástico. O lançamento oficial do livro acontece durante o 3º Fórum de Economia Circular, nos dias 14 e 15 de agosto, em Joinville (SC).
CONCURSO MESTRE DO CNC E MESTRE DA INJETORA
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) levará uma novidade à Interplast. Em conjunto com os organizadores da feira e empresas parceiras, a FIESC está promovendo o concurso Mestres do CNC e Mestres da Injetora. A competição segue o modelo WorldSkills Competition, torneio internacional de educação profissional que envolve estudantes de profissões técnicas de todo o planeta.
A iniciativa deve reunir trabalhadores da indústria, estudantes de cursos de qualificação, técnicos e superiores, assim como entusiastas e profissionais independentes que desejarem demonstrar suas habilidades na operação de máquinas CNC de fresagem e injetoras de polímeros. As provas são realizadas durante os quatro dias da Interplast, na Expoville, em Joinville.