
Nessa entrevista, Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, relembra a trajetória da Interplast e como o evento se consolidou em Joinville – região que concentra um forte polo da indústria do plástico no Brasil.
A feira Interplast completa 20 anos em 2020. Qual o caminho da consolidação?
Richard Spirandelli: A Interplast surgiu de dentro da feira MetalMecânica Intermach, em 2000, com a presença de alguns expositores do setor plástico. De lá para cá, consolidou-se como principal evento do setor nos anos pares. Sempre buscamos a aproximação com o público, o relacionamento direto e o atendimento personalizado. Acredito que esse diferencial levou a Interplast a consolidação.
Quais foram os avanços percebidos neste tempo?
Richard Spirandelli: A privatização da Expoville em 2010, pavilhão onde ocorre a feira, permitiu um ganho de qualidade na infraestrutura, como climatização, disponibilização de salas para eventos simultâneos a feira, e serviços mais qualificados aos expositores e visitantes.
Em contrapartida quais foram os desafios tanto na construção de cada edição da feira desde o início e também do mercado de feiras e eventos no Brasil?
Richard Spirandelli: Os expositores estão mais exigentes, os orçamentos mais curtos, os compradores mais escassos e a internet vem ganhando espaço nas negociações. Mas as feiras ainda são a única ferramenta que permite estímulo dos cinco sentidos do cliente. É na feira que se gera credibilidade nos negócios. Historicamente, 70% do público que visita uma feira é detentor do poder de decisão ou influencia a compra nos próximos 12 meses. Portanto, o mercado percebe a importância da feira mesmo em momentos de crise. Estamos trabalhando para entregar uma plataforma de negócios, oportunidades de atualização profissional e conexões pessoais, tanto para expositores como para visitantes do setor.
De que forma a Interplast contribui com o desenvolvimento da economia brasileira?
Richard Spirandelli: Único evento do setor plástico em 2020, a Interplast possivelmente oportunizará excelentes negócios, facilitando a decisão de compradores que estão indecisos e inseguros. A nossa percepção é que feira permitirá a boa demonstração de produtos, máquinas e equipamentos, oportunizando a percepção clara das vantagens e benefícios de investir em tecnologias para aumentar a competitividade. Esse ambiente favorece a decisão de compradores, considerando as excelentes oportunidades de negócios com grandes marcas consolidadas no mercado nacional e internacional.
Quais são as novidades previstas para a edição de 2020?
Richard Spirandelli: O tema reciclagem terá o seu espaço garantido, como papel educativo da importância da reciclagem e de evidenciar o quanto o plástico está presente na vida das pessoas. É um material 100% reciclável e depende de cada um dar o destino adequado para a sua reutilização, eliminando o descarte e os impactos ao meio ambiente.
Teremos apresentações de conteúdos diversificados e palestras gratuitas para os visitantes, incluindo temas técnicos. Com isso, agregamos valor às empresas e profissionais e atraímos uma visitação qualificada.
Estamos trabalhando ainda, no fortalecimento de parcerias com entidades nacionais do setor, pensando sempre em trazer o prover a inovação ao público participante e visitante da feira.
Em sua opinião, qual o principal diferencial do evento?
Richard Spirandelli: Temos uma feira mais enxuta, rápida e objetiva para visitação, em comparação as grandes feiras de centros maiores, mas oferecemos as mesmas soluções em tecnologia. O investimento para o expositor é menor e recebe visitantes altamente qualificados, considerando que o estado de Santa Catarina concentra um polo de tecnologia e empresas de ponta, reconhecidas internacionalmente. A localização estratégica, entre regiões altamente industrializadas do PR, SC e RS é outro diferencial.